O Brasil finalizou sua participação na competição por equipes Sub-19 do Campeonato Pan-Americano Júnior de 2024 na quarta colocação. Na semifinal contra o Canadá, que terminou como vice-campeão, o time brasileiro chegou a liderar a disputa. Diante dos Estados Unidos, que foram os campeões, o grupo comandado pela técnica Fabiana Silva perdeu os cinco jogos, porém, três deles só foram decididos no set de desempate. E, na disputa pelo bronze contra o México, o elenco verde-amarelo ficou na dianteira duas vezes, mas tomou a virada.
“Perdemos o bronze para o México, uma equipe bem equilibrada no masculino e no feminino. No geral, fizemos boas partidas e disputas acirradas contra Estados Unidos, Canadá e México, mas, ficamos fora do pódio. Foram jogos decididos nos detalhes e nos finais dos sets. Os atletas estão de parabéns pela entrega e apoio fora de quadra, mas agora é trabalhar duro para voltarem mais fortes para o próximo ano”, avaliou a treinadora Fabiana Silva.
Klerton Carvalho, Joaquim Taveira, Bruno Alonso, Kauã Souza, Marcos Freitas, José Munhoz, Gabriel Zink, Vinícius Ribeiro, Eduardo Pierini e Fhelipe Lennon integraram a equipe masculina. Já no feminino foi representado por Maria Fernanda Santos, Maria Clara Lima, Maria Eduarda Oliveira, Letícia Pinto, Eduarda Prates, Luísa Rocha, Juliana Murosaki, Alexia Vasconcellos, Saori Kaida e Vivian Ilha.
De acordo com a técnica, a disputa por equipes já ficou no passado. “O momento agora é focar no individual, que começará na segunda feira, e que o Brasil possa fazer bons resultados no aberto”, concluiu Fabiana Silva.
Foto: Badminton Pan Am | Damian Roman